terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

BRINQUEDOS EDUCATIVOS LEGAIS PARA DAR DE PRESENTE E ENSINAR UMA CRIANÇA A UTILIZAR.

    Alguns dos brinquedos que estarei mencionando aqui, infelizmente vêm perdendo seu espaço para celulares e outros acessórios eletrônicos. E digo infelizmente, não porque sou um saudosista que acredita que infância verdadeira é aquela em poças de lama jogando bola na rua, mas sim, porque todos os brinquedos que estarei apresentando, tem uma rica importância no desenvolvimento do intelecto infantil.
     Qualquer criança que brinque com essas ferramentas de aprendizado, estará mais sensível aos variados conhecimentos com os quais irá se deparar em seu desenvolvimento.
         É importante lembrar, que não basta presentear a criança, é preciso ensina-la a utilizar e brincar junto com ela, para incentiva-la no uso desses artifícios do intelecto, do contrario, uma ferramenta potencialmente poderosa, se tornará apenas lixo em um canto da casa.

            Instrumentos óticos.
           Qualquer instrumento que modifique a forma como a criança vê o mundo, tende a ser atrativa para está criança.


            Lupa: A lupa é um instrumento de aumento de tamanho das imagens. O uso dela leva a criança a perceber detalhes que a olho nu não são tão evidentes. Ensinar a criança a observar folhas de plantas, flores, amostras de rochas e solo, pode facilitar muito o futuro interesse dela nas aulas de geografia, biologia e química. Claro, que é ideal que os adultos próximos a criança, esclareçam suas curiosidades a respeito do que ela observa, com a internet na proporção que se apresenta na atualidade, podemos concilia-la com essa tecnologia de mais de quatrocentos anos, pode-se ensinar a criança a observar uma planta, por exemplo, e através de um site de botânica, tentar identificar qual a espécie de planta, a que família pertence, qual o formato de suas folhas. Sei que afirmando desse modo, parece algo que nenhuma criança “normal” se interessaria, mas acreditem, crianças costumam ser curiosas, talvez ela não passe o resto da vida identificando plantas e insetos em um diário como Darwin, mas o tempo que ela se interesse por essa atividade, já vai lhe proporcionar um ganho significativo.
            E uma das vantagens desse presente, é que tem um baixo custo, você encontra no mercado lupas de preços variados, mas as mais baratas ficam abaixo dos dez reais. E ainda existe a possibilidade de fabricar uma, junto com a criança, o que dobra o aprendizado. Se esse for o caso e você decidir fabricar junto com a criança, lembre-se de privilegiar as lupas feitas com garrafas de plástico e não as de lâmpadas incandescentes, apesar de as de lâmpada serem, na minha opinião, muito estéticas, creio que nem preciso dar muitas explicações do porque não é indicado uma criança correr para cima e para baixo, com um objeto de vidro extremamente fino e cortante.
     Outro aparelho nessa mesma proposta seria um microscópio, que apesar de quando profissional, custar muito caro, no caso de algumas versões infantis, são mais limitados, porem mais acessíveis. Também é possível fabricar algumas versões caseiras.
       Outra possibilidade nesse sentido é para o caso de crianças que já tem celular, ensina-las a utilizar o zoom da câmera, para ampliar os objetos, além de incentiva-las a registrar a imagem e catalogar pelo nome, flores, folhas, rochas... Apenas tome cuidado com o possível interesse da criança por insetos, pode ser um ótimo conhecimento para ela, mas é sempre necessário alerta-la dos riscos de insetos venenosos.


        Luneta: Uma luneta nas mãos de uma criança pode ser uma ótima ferramenta de desenvolvimento intelectual, desde que um adulto a ensine o uso correto do equipamento.
      O primeiro e mais óbvio uso para a luneta ou telescópio amador, é a observação da lua e estrelas, o que pode gerar um interesse pela astronomia e levar a criança a conhecimentos sobre o universo. O segundo uso possível para a luneta é a observação de paisagens, podendo-se explicar para a criança questões como a visão macro e micro exercidas na prática aplicada. Além de possibilitar o interesse por práticas artísticas como a pintura e o desenho. A terceira aplicação de uma luneta pode ser a observação de pássaros na natureza, claro que para isso é preciso morar em um local que tenha pássaros, o que em cidades pequenas não é raro. Também pode ser empregada na observação de insetos, mas sempre instruindo a criança a manter uma distância segura e nunca tocar nos insetos, pois sempre correrá o risco de se deparar com algum venenoso.
       Assim como os anteriores, também existe como fabricar uma luneta em casa, versões simples, de baixo custo, mas que já tornam possível uma boa diversão e aprendizado.
       Sempre valido lembrar, que caso sua escolha seja por comprar algum desses equipamentos, certifique-se de que o produto tenha o mínimo de qualidade necessário. Antes dar para a criança uma simples lupa, que mostra imagens limpas e nítidas ampliadas adequadamente, do que presentea-la com um telescópio que mostra imagens borradas e irreconhecíveis. Não é por ser um brinquedo infantil, que pode ser qualquer coisa de baixa qualidade. Até mesmo porque um equipamento de muito baixa qualidade pode colocar a saúde e até mesmo a vida da criança em risco.

            Instrumentos de cálculos.

            É bem comum encontrarmos crianças que não gostam muito de matemática, em parte isso é culpa das escolas, professores e grades curriculares, que tornam algo que poderia ser encantador, uma verdadeira tortura. Existem formas muito divertidas e diferentes de fazer cálculos.


        Contas: Por mais bobo que pareça, crianças costumam se encantar com a possibilidade de manusear vários pequenos objetos, como contas, que podem ser compradas, ou improvisadas com uma grande quantidade do mesmo objeto, por exemplo, um punhado de bolinhas de gude, ou pedrinhas coloridas. São também uma excelente possibilidade de ir ensinando a criança a formar grupos (aglomerados) de quantidades de contas, aumentando e diminuído essas quantidades, subtraindo e adicionando elementos ao grupo. Sempre lembrando que a idade da criança influi no tipo de contas que você pode deixar ao alcance dela, além de sempre instruí-la a não colocar nada na boca, ou em outros orifícios, o que não é nada incomum crianças fazerem.


     Ábaco: apesar de na atualidade ser considerado apenas um brinquedo, esse instrumento de cálculos, já foi utilizado por contadores reais, que organizavam finanças inclusive de bancos e “empresas” da antiguidade com ele.  É uma linda ferramenta para adicionar e subtrair um número significativo de valores. Infelizmente na maioria das vezes quando uma criança o ganha, acaba ficando jogado sem ela utilizar, em alguns casos, pelo simples fato de que ela não sabe utilizar e ninguém se propôs a ensina-la.
     Assim como praticamente todos os equipamentos que mencionei, o ábaco também pode ser construído em casa, com objetos comuns de plástico, que na maioria das vezes vão para o lixo. As versões compradas infelizmente não são tão baratas, mas também não chegam a ser um absurdo de caras.
         No caso de crianças que tenham celulares, existem vários aplicativos com jogos envolvendo cálculos, inclusive existem vários aplicativos interessantes, que simulam o ábaco.

            Brinquedos gerais


       Quebra-cabeças: auxilia a criança no desenvolvimento da noção espacial, além da visão macro e micro, já mencionada no tópico do telescópio.

            Jogo da memória: o nome já é bastante autoexplicativo.


            Lego: creio que nunca será um brinquedo ultrapassado, pois incentiva a criatividade e o planejamento.


            Tinta guache: esse tipo de tinta, que dilui em água, além de ser de fácil limpeza, possibilita a criança misturar cores e criar novas. Principalmente se você presenteá-la apenas com as cores primárias e o preto e branco. Ela vai se divertir mais criando cores, do que pintando em si. Claro que para isso você precisa ensina-la que a partir do: azul, vermelho, amarelo, preto e branco, ela pode formar qualquer cor perceptível aos olhos humanos.


            Massa de modelar: auxilia no desenvolvimento psicomotor, incentiva a criatividade e o desenvolvimento do tato. Além do fato de que crianças de modo geral, tem uma grande atração pela textura da massa, por isso brincam com barro e coisas semelhantes.
            Seguem-se uma infinidade de brinquedos que possibilitam o desenvolvimento psicomotor e intelectual de uma criança, esses são apenas uma pequena amostra, mas sempre lembre-se, ensinar a criança a usar o presente, é mais importante do que presentear.

            Dicas do que evitar
            Além do óbvio que se deve evitar dar a uma criança, como objetos muito pequenos ou cortantes, existem outros cuidados que nem sempre estamos atentos.
            Evitem dar para crianças jogos e brinquedos que precisem de duas crianças ou mais para jogar, se ela não costuma ter outra criança por perto. Parece meio obvio, mas o que mais acontece, é pessoas darem para uma criança que é sozinha em casa (sem outras crianças) e raramente recebe visitas, brinquedos que precisam de duas pessoas para brincar e nenhum dos adultos próximos dela, costuma dar a atenção que deveria. Isso é extremamente frustrante para uma criança. Nesses casos, privilegie jogos individuais.
            Evitem brinquedos que produzam sons altos, apesar de as crianças de modo geral amarem brinquedos barulhentos, seus cuidadores não costuma gostar e se ela morar em apartamento, os vizinhos apreciarão ainda menos.

            Desvie de brinquedos que utilizam pilhas para seu funcionamento, os cuidadores raramente se dão ao trabalho de comprar pilhas novas, normalmente o brinquedo ficará jogado em um canto por isso, além da facilidade que esses brinquedos movidos à pilha têm, de estragarem rapidamente.

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