domingo, 28 de janeiro de 2018

DIREITO A OPINIÃO.


   Tem sido até mesmo cansativo a frequência com a qual venho repetindo, que o direito a opinião, não é permissão para falar qualquer bobagem que vem a mente. Mas creia, se me repito a tal modo, é exclusivamente por se fazer necessário.
   Parece que as pessoas ainda não entenderam o que de fato é opinião e qual a responsabilidade envolvida em emiti-la. Opinião, não falar o que você acha de algo, isso é achismo e eu costumo afirmar, opiniões não estão perdidas por ai, para você achá-las. Opinião é um parecer emitido sobre determinado assunto, após uma síntese de tudo que você leu, estudou, experienciou e analisou a respeito. Obviamente que para isso é preciso que você de fato tenha lido, estudado, experienciado e analisado a respeito do tema de sua opinião.
    Achar que direito a opinião é a possibilidade de falar qualquer porcaria que vem a mente, é o mesmo que acreditar que direito a liberdade é poder tirar a vida de outra pessoa sem consequências.
  O direito a livre expressão e opinião foram defendidos e estabilizados em nosso país, em um período de pós-ditadura. No período ditatorial do Brasil, o simples fato de você ler e estudar determinados assuntos que poderiam colocar o regime em questão bastava, para que você desaparece-se misteriosamente. Nessa época muitas pessoas foram mortas pelos livros que tinham em casa. Muitas músicas foram censuradas, não porque faziam apologia à violência, ou pregavam a queda do regime militar, mas pelo simples fato, de que expunham a fome, a miséria e a corrupção no país. Nesse período, mesmo uma pessoa estudando, conhecendo e tendo provas da corrupção, violência e criminalidade do próprio governo, não podia abrir a boca para falar nada a respeito, pois como dito, só o fato de uma pessoa saber de tudo isso, já era o suficiente para ser eliminada.
    Foi nesse ambiente de hostilidade e homicídios, que grupos de artistas, estudantes e simpatizantes da liberdade, lutaram pelo fim da ditadura e pelo direito a liberdade de expressão, sem censura. Para que pudessem manifestar aquilo que estudavam e conheciam. Por isso é muito desonesto, você usar como desculpa o direito a liberdade de expressão e opinião, para desrespeitar pessoas ou grupos. Direito a livre opinião, é a garantia de poder estudar e falar abertamente sobre aquilo que estudou, sem ser morto por isso. Não é uma autorização para sair falando qualquer merda. Então nunca faça uma afirmação preconceituosa, racista ou homofóbica, afirmando “Essa é minha opinião”, não. Essa não é a sua opinião, é um crime cometido por um imbecil, que não tem noção do que de fato é opinião e o quanto ela custou a nossa sociedade. Centenas de pessoas foram mortas, para que hoje pudéssemos discutir política em praça pública sem sermos torturados e mortos.
    Nunca ouse, falar qualquer asneira sobre o que você não leu, não experienciou e não conhece. Cada palavra que você fala em público tem o preço de centenas de vidas perdidas, na luta pelo seu direito a falar. Em respeito a essas vidas, repense o valor do que é dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário