quarta-feira, 6 de setembro de 2017

RESUMO DE UM CONTO ZEN

Um templo budista vinha passando por dificuldades financeiras, e estava com sérios comprometimentos estruturais. Preocupados com o futuro, os discípulos vão falar com seu mestre.

Discípulos: — Mestre, nosso templo está desabando, precisamos reconstruí-lo.
Mestre: — Eu sei meus discípulos, mas não temos dinheiro para reconstruir.
Discípulos: — Mas o que faremos então mestre?
Mestre: — Há somente uma solução, como não temos dinheiro, vão até a cidade e roubem o máximo que puderem, para que desse modo tenhamos dinheiro para restaurar o templo.
Discípulos: — Mas mestre?! Roubar?! Isso não é errado?
Mestre: — Somente será errado se alguém vê vocês roubando. Então se forem fazer, não deixe que ninguém absolutamente ninguém os veja.
Todos os discípulos saem em direção à cidade, apenas um permanece limpando o chão daquele templo prestes a desabar, então o mestre se aproxima dele e pergunta:
Mestre: — Não vai com seus irmãos a cidade?
Discípulo: — Não tenho o que fazer lá mestre, disse que só poderíamos roubar, se ninguém nos visse roubando, mas eu sou alguém e eu sempre verei minhas ações. Por tanto sempre terá alguém vigiando.

Mestre: — Você meu discípulo, foi o único a entender, que não é o templo físico que está desabando, mas sim nosso templo espiritual, seus irmãos estão tão preocupados com bens físicos, que esqueceram que eles são alguém, nem mesmo se veem mais, como seres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário