domingo, 13 de agosto de 2017

A PEDAGOGIA WALDORF

A pedagogia Waldorf busca um desenvolvimento integralizado do ser humano, compreendendo que cada sujeito está diretamente ligado com o universo e faz parte desse universo, tendo também parte do universo dentro de si. Nesse sentido a busca é pelo desenvolvimento pleno da criança, tanto: intelectual, emocional, afetivo, como espiritual.
Essa forma de ensino busca um reconhecimento por parte da criança da sua integralidade no universo, de maneira livre e criativa. Justamente por isso, a criança não é obrigada a nada, mas sim incentivada a realizar atividades que desenvolvam sua coordenação motora, seu físico, sua criatividade e seu emocional afetivo. Para possibilitar essa criatividade, as escolas que seguem esse princípio pedagógico, se utilizam da simplicidade, permitindo assim, que as crianças possam inventar, e não obter tudo pronto.
As escolas que se utilizam da pedagogia Waldorf são livres para criarem seus próprios conteúdos de acordo com a necessidade de sua própria realidade, compartilham entre si, apenas os pressupostos filosóficos pedagógicos. As escolas costumam se utilizar de atividades domesticas como forma de aprendizado, por exemplo, através da culinária se aprende a fracionar a receita, através da ordenha de uma vaca, se aprende sobre biologia animal. As crianças conhecem o mundo a partir dele próprio, e depois esquematizam com suas próprias palavras e desenhos, seu entendimento do funcionamento do mundo, para somente então, partirem para a teoria literária que foi escrita antes a respeito do assunto.
Existem aproximadamente mil escolas que utilizam esse sistema pedagógico no mundo e mais de dois mil jardins de infância. Numero bastante modesto, se considerarmos que somente no Brasil existem mais de cento e oitenta mil escolas fundamentais. Ou seja, o número de escolas Waldorf no mundo, representa menos de um por cento do número de escolas fundamentais só do Brasil. O que faz com que infelizmente esse tipo pedagógico seja de acesso de poucos privilegiados, já que na educação publica em geral não é uma opção muito comum. Mesmo que alguém queira matricular seu filho ou estudar em uma escola desse gênero, terá dificuldades para encontrar uma perto de sua região.
Para compreender mais, assista ao vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário