sábado, 15 de julho de 2017

IDEOLOGIA E ALIENAÇÃO NA REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Trabalho apresentado ao prof. José Jailton Camargo na disciplina de Sociologia, como requisito parcial de avaliação semestral.
  
João Vitor Wrobleski

“No capitalismo algumas pessoas se apropriam da mais valia de todos, no socialismo um único governante se apropria da mais valia, da liberdade e da dignidade de todos.”
(Wrobleski, J. V.)

Muitos escreveram a respeito de ideologia e alienação, e ambos os conceitos são utilizados com frequência no senso comum. Não é raro ouvirmos a expressão “você está alienado”. Mas de fato quem se utiliza conhece o significado deste conceito?
Se formos ver a partir de uma perspectiva Marxista, referente a Karl Marx, um dos autores que mais ficou conhecido por escrever a respeito desses dois conceitos, segundo Marx de maneira resumida, a ideologia, é um pacote de ideias, utilizado pela classe dominante para controlar a classe dominada, e quando a classe dominada “compra” esse pacote de ideias como se fosse seu, sem enxergar as realidades contidas no discurso, nessa situação podemos dizer que a classe dominada se encontra alienada. (Conforme debatido em aulas de Sociologia ministradas por: Mst. José Jailton Camargo, na UNICENTRO)
Seguindo dessa perspectiva Marxista, iremos analisar a forma como no livro “A Revolução dos Bichos” de George Orwell, ocorre à construção de uma ideologia para alienar a classe dominada.
No referido livro, vemos que quando um líder toma o poder, muitas vezes pode idealizar o “bem do povo”, mas caso ocorra deste vir a morrer, não possui garantia alguma de que quem o substitua estará tão interessado quanto ele no povo. Isso se demonstra claro, quando Major morre na história de Orwell, restando então à liderança nas patas de dois jovens, Napoleão e Bola de Neve. E a partir de então começamos a analisar as disputas de poder e as artimanhas criadas na guerra pela obtenção do maior poder.
Após uma engenhosa e elaborada trama, Bola de Neve consegue tomar o poder para si, e pouco a pouco percebemos as deturpações que ocorrem na ideologia inicial de Major. Percebemos que o pacote de ideias pregado pela classe dominante, vai sendo moldado cada vez mais aos seus interesses e cada vez menos em função do povo.
Ao longo do livro, Orwell nos deixa bastante evidente a forma como a classe dominante molda as leis e os ideais de acordo com seus interesses, e possibilitando sempre os seus crimes impunes.
Através de seus personagens Quitéria e Sansão, Orwell nos mostra como ocorre a alienação as ideias da classe dominante. A forma como pessoas que possuem dificuldades em levantar questionamentos e analisar situações encontram um maior conforto em respostas prontas.
Um dos fatores também contribuintes para a alienação dos personagens está no fato das ameaças com necessidades básicas, conforme vemos definição da socióloga Peixoto, a respeito da alienação em Marx:
  O trabalhador é constrangido a atender suas necessidades mais imediatas, tais como: comer, beber, vestir, etc., se não o fizer porá em risco sua própria existência. Ao fazer de sua capacidade de trabalho um meio para atingir determinados fins, a sua atividade deixa de ser uma atividade livre (auto-atividade) e torna-se trabalho alienado. (PEIXOTO, p.33) 
O posicionamento de Sansão deixa bastante evidente essa alienação em função das necessidades básicas, pois se dedica ao máximo a construção do projeto do moinho acreditando que quando pronto todos terão mais alimento e monos trabalho.
É perceptível também a grande importância de ser alfabetizado para a não alienação, pois os mais suscetíveis à alienação são aqueles analfabetos, Benjamim um dos poucos leitores da classe dominada parece ser também um dos poucos que não se aliena, mas acaba por se calando devido à repressão da classe dominante.
Podemos entender aqui, o analfabetismo politico, aqueles familiarizados com a politica que estudam seu funcionamento, não permanecem alienados, já aqueles que a ignoram, aceitam tudo que lhes digam como verdade. Podemos ai também contar com as semelhanças com as ideias de Marx, o qual acredita que se o povo conhecer a verdade sobre o sistema dominante se libertará da alienação.
Uma das coisas perceptíveis na tarefa de alienação trata-se do discurso, Orwell deixa muito evidente através de seus personagens que não basta um bom “pacote de ideias”, mas se faz necessário um discurso coerente e estético, isso é bastante notável em seu personagem Bola de Neve, que possui uma fala elaborada e estética, toda “pomposa” capaz de convencer que as maiores atrocidades são coisas comuns que ocorrem. E capaz de fazer os mais tolos crerem que são animais de outra espécie.
Pudemos notar esse valor de discurso também na Alemanha em seu período nazista, onde Hitler foi capaz de vender um pacote ideológico de extermínio de raças, a uma quantidade inacreditável de pessoas.

Marx trata da ideologia utilizada no capitalismo para alienar o povo aos detentores dos meios de produção, mas quando lemos “A Revolução dos Bichos” embasado na experiência socialista da Rússia, percebemos que a alienação por uma ideologia não é problema do capitalismo, mas sim de qualquer regime politico, mais ainda no socialismo ou comunismo, pois como até o momento todas as experiências do tipo foram realizadas por ditaduras, torna-se evidente que esses são ainda mais alienantes do que o capitalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário